- Área: 200 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Frank Hanswijk
-
Fabricantes: Abet Laminati, Baars & Bloemhoff, Forbo, Goelst, Holland Felt, Sigma Coatings, Solid Lighting, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio de arquitetura Krill-Office for Resilient Cities and Architecture projetou um espaço de trabalho e aprendizagem no centro de moda De Wasserij para estudantes de moda de Zadkine, Roterdã. Batizada com o nome do escultor que fez “the Destroyed City”, um monumento à destruição de Roterdã na Segunda Guerra Mundial, Zadkine é uma grande escola vocacional dedicada ao desenvolvimento da arte e técnicas de artesanato entre os alunos da cidade. O projeto de interiores foi criado de forma que possibilitasse a contração dos artesãos locais. Com a ajuda deles, o projeto foi realizado desde o primeiro esboço até a conclusão em três meses.
"Queríamos evitar tornar a sala de aula onipresente", disse o fundador do Krill-o.r.c.a, Harmen van de Wal. "Os alunos precisam de uma educação que os prepare para sua profissão em um mundo em constante mudança. Isso exigiu uma reformulação completa de seu ambiente de aprendizagem." Com a ideia de incorporar elementos inovadores os arquitetos tiveram que se envolver não apenas nos aspectos físicos, mas também nos aspectos educacionais do ambiente de aprendizagem. “Este projeto foi o resultado de uma colaboração entre nós, Igor Runsink, que é um brilhante diretor de transformação e a diretora visionária do departamento de Beleza e Moda em Zadkine e sua equipe. Todos tivemos que sair da nossa zona de conforto”.
O espaço resultante é apenas a ponta do iceberg do projeto: a inovação está inserida em todo o sistema educacional. Os alunos serão treinados para realizar tarefas comerciais, enquanto os tutores são treinadores, e não professores. Ambos terão o suporte de uma plataforma de interação profissional sobre qualquer tema que diga respeito à produção de moda sustentável. “Estou muito feliz com este projeto”, diz Kim Cornelius, diretora da Zadkine Beauty & Fashion: “isso oferece aos nossos alunos seu próprio espaço em um ambiente que exala empreendedorismo. Este, em nossas mentes, é o futuro da educação profissional ”.
Nem a sala de aula tradicional, nem o espaço comum da oficina seriam suficientes para este projeto. Inserido no De Wasserij, um polo de pequenos empreendedores ligados à moda, o espaço teve que abrigar ambientes para fabricação de produtos, sessões de descontração para brainstorms e salas para palestras públicas organizadas pela plataforma. Os alunos, alguns dos quais com problemas de atenção, precisavam ser capazes de encontrar um lugar tranquilo, embora ainda sendo parte do todo. Além disso, o projeto foi confrontado com novas e ambiciosas demandas de distanciamento social.
Krill-o.r.c.a. optou por um zoneamento flexível com cinco postos coletivos, cinco pessoais e bancadas modulares, organizadas em áreas coloridas pintadas graficamente no chão e na parede. Existem pelo menos 10 subdivisões diferentes possíveis, o que dá à equipe a chance de modificar o layout, além disso, as mesas foram projetadas para funcionar como estantes de exposição. “Queríamos criar um espaço de trabalho profissional, mas também fazer uma declaração de moda com uso de cores e padrões, assim como cortinas e costuras exageradas no projeto.” O rosa é uma declaração em si, o espaço de trabalho é surpreendentemente agradável à vista e oferece um ambiente tranquilo.
O feltro utilizado nas cortinas oferece qualidades acústicas e permite que cinquenta alunos compartilhem o mesmo espaço. Isto é, em tempos pós-covid. Mas, mesmo nessa crise de distanciamento social, as salas, com 10 espaços de trabalho, podem ser fechadas com cortinas, oferecendo a possibilidade de abrigar três vezes mais alunos do que em uma sala de aula normal. Este projeto foi viabilizado pelo Creative Industries Fund.